Fórmulas
“As fórmulas sempre estão presentes na terapia floral. Elas representam um recurso terapêutico no sentido de cada vez mais conseguirmos dar conta de tecer uma corrente de estímulos apropriada a cada realidade pessoal com que precisamos interagir”.
DEFINIÇÃO DAS FÓRMULAS
As essências de cada flor, isoladamente, podem trabalhar alguns determinados aspectos da pessoa, em seus momentos específicos. Muitas vezes acontece de encontrarmos uma só flor que preencha exatamente as necessidades do momento de uma pessoa. Mas, geralmente, considerando a complexidade do ser humano, o terapeuta floral ou a pessoa que utiliza a terapia floral no seu próprio auto-cuidado ou auto-conhecimento, necessita combinar diversas flores para obter um resultado que responda satisfatoriamente ao desafio do inter-relacionamento entre os diversos corpos e níveis de cada pessoa no resgate de um perfeito equilíbrio de elementos que corresponda à sua matriz original.
No sistema Florais da Amazônia vamos procurar os critérios para estas combinações na classificação dos níveis e padrões da natureza: mata virgem, capoeira, cultivadas, grandes árvores, cipós, arbustos, medicinais, fruteiras, etc, bem como nas relações entre os elementos.
Para bem dominar esta arte, o terapeuta necessita conhecer a linguagem do sistema e aprender a utilizá-la em suas avaliações. Outra opção é trabalhar com o pêndulo. Este conjunto é eficaz e pode ajudar na aquisição de mais fluência e compreensão, tanto da arte da avaliação terapêutica, como dos recursos do sistema e sua linguagem. Em todo caso, a prática da terapia floral individualizada, requer dedicação especial ao estudo.
No entanto, grande é a parcela da humanidade que necessita da terapia floral e não tem disponibilidade ou motivação suficiente para a dedicação ao seu estudo. Também grande é a incidência de circunstâncias em que se torna inviável a atenção individualizada.
Nossa prática terapêutica, ao longo dos anos, vem nos demonstrando a existência de padrões genéricos relacionados à saúde humana. Com base nesta compreensão, e no sentido de ampliar o acesso da humanidade ao sistema Florais da Amazônia, lançamos este conjunto de fórmulas que trazem uma abordagem destes padrões genéricos e contribuem na aproximação das linguagens.