EQUILÍBRIO DE PADRÕES INTERNOS

Na composição do equilíbrio interno do ser humano, podemos encontrar vários padrões que são como diferentes linguagens, ou conjunto de códigos, que necessitam estar em sintonia entre si, além de estar balanceados intrinsecamente, para sustentar a estrutura harmônica.

A observação do espelhamento da posição das flores na natureza, dentro dos níveis internos do ser humano, favorece seu alinhamento. Assim também, compreender este equilíbrio à luz da ciência dos elementos, constitui um valioso recurso terapêutico.

Dentro deste embasamento, desenvolvemos as sete fórmulas do equilíbrio de padrões internos, no sentido de alinhar, nutrir, corrigir ou polir a estrutura de funcionamento interno do ser humano, através da  manifestação dos elementos que pulsam nas flores e reverberam  nos diversos ambientes do ecossistema.

Comunhão

Composição:

Pétala de Mamãe Velha, Pingo do Céu, Vitória Régia, Concha Lilás, Clysthium, Garrafinha, Malvina, Oxum Amarela, Trouxa de Velho.

Pode ser tempo de cultivar comunhão ou de despertar, semear ou necessitar comunhão.
Sempre é tempo de comungar para alcançar plenitude e satisfação íntima. Na realização de uma união, na construção da família, na edificação de uma obra, na formação de um grupo.

A fórmula da comunhão tem um balanceamento elemental equilibrado, com dominância de água, elemento que proporciona pureza, receptividade, adaptação, entrega, delicadeza, profundidade, continuação. Através do elemento fogo, expressa luz, vontade, alegria. Pela ação do elemento terra,  cultiva o perdão, a cooperação, a proteção e a união. Na conexão do elemento ar,  traz síntese, beleza, leveza, esperança, comunicação. As essências mobilizam os atributos dos elementos no ser humano e o processo se desenvolve, potencializando o padrão da comunhão.

Esta fórmula proporciona o encontro íntimo com a paz interior. Ela também favorece a socialização, ajudando na superação de padrões de solidão, rejeição, isolamento e autossuficiência.

Equilíbrio Emocional

Composição:

Pétala de Mamãe Velha, Flor Boa, Mimo, Flor de Nana, Vitória Régia, Malvina. Antúrio Bravo, Cambraia, Jucá,

O elemento água é o conduto das nossas emoções. Nele estão os registros de tudo que já se passou. Da sua fluidez, claridade e estruturação, depende o nosso equilíbrio emocional. O elemento terra ocupa também papel determinante na preservação deste padrão, significando estrutura, proteção e direção para o fluxo da água. O elemento fogo ilumina, clareia e contribui com o ímpeto da vontade mobilizadora, que rompe a estagnação das águas com seu magnetismo, revelando a identidade que ficou difusa no manancial aquoso. O elemento ar realiza a finalização deste trabalho conjunto, delineando o equilíbrio, que emana da transcendência das sombras e turbulências, e se expressa na paz e na plenitude da consciência.

A fórmula  do Equilíbrio Emocional combina dominância de flores da mata virgem com uma de capoeira e duas cultivadas, apresentando um trabalho que parte da profundidade para os níveis externos no processo de balanceamento.

Equilíbrio Mediúnico

Composição:

Marupá Branco, Helicônia, Mimo, Sininho, Garrafinha, Lacre, Xangozinho da Mata, Cambraia, Jucá,

O fenômeno da mediunidade acompanha o ser humano desde sempre, e está relacionado ao processo de canalização de energias dos diferentes planos externos. Este é um fenômeno bastante complexo, pois reúne um conteúdo de natureza espiritual a um conjunto de sistemas que devem interagir para redundar na realização do propósito, equilibradamente.

O propósito da mediunidade é a comunicação entre os mundos. Portanto, seu equilíbrio perpassa a consciência, a mente, o sistema nervoso, o corpo emocional, o corpo áurico e o nível profundo, onde residem as informações que determinam a presença deste dom na vida do ser humano.

Através da sensibilidade e intuição, o ser humano capta sinais que se transmitem à sua consciência e seus sentidos para serem externalizados. É um processo que mobiliza uma grande integração dos sistemas internos do indivíduo, e onde se faz necessário, sobretudo, afirmar a identidade do eu interno, para que não se perca em meio a um manancial de informações de diferentes procedências.

Por essa razão, nossa fórmula tem dominância de mata virgem e do elemento fogo. As flores da mata virgem vão transmitir informações do nível interno ao consciente para clarear a situação. O elemento fogo atua na fórmula como a referência  central, pois  manifesta o princípio e o fim, a vontade, a identidade, a coragem, a alegria e a luz. O elemento terra é também abundante nesta fórmula,  e desempenha a função de garantir a firmeza da estrutura, a proteção, a âncora, o limite e a ordem que darão forma à produção mediúnica.  Para completar, aliamos os atributos receptíveis, confortadores e expansivos do elemento água e os atributos equilibradores, canalizadores e sintetizadores da consciência, que estão no elemento ar.

Esta fórmula compõe um suporte de estímulos sutis que estarão atuando  no sentido de identificar as diversas forças que interagem no campo de consciência humano e focalizar o  comando  interno,  favorecendo uma atividade mediúnica consciente e equilibrada.

Equilíbrio Mental

Composição:

Marupá Branco, Cipó Imperial, Lilás da Mata, Xangô da Mata, Bromélia, Buriti, Jucá, Boldo, Trombeta.

O elemento ar é o principal alimento da nossa mente. É um elemento expansivo e volátil que nos faculta a comunicação e metaboliza as nossa experiências gerando resultados no nível da consciência, do discernimento, da compreensão. Através da conexão com o mundo elevado, nos proporciona a inspiração, a musicalidade, a fé, e a devoção. É também o veículo da nossa expressão, da nossa palavra, dos nossos gestos e movimentos. E ainda dos nossos sentidos, da nossa visão e seu foco, da nossa audiência e sua compreensão.

Nesta fórmula encontramos dominância desse elemento, que nutre as potencialidades da mente e norteia o seu equilíbrio, em associação com o fogo, que representa o conteúdo fundamental, o espírito, a vontade, a essência. Na relação entre estes dois elementos, um que é a essência e outro a sua expressão, encontramos o princípio do equilíbrio mental. Estes estão amparados pela presença do elemento terra, que sustenta a estrutura e o mistério da transmutação, e do elemento água, que fluidifica, relaxa e clareia, promovendo a purificação, a receptividade e a delicadeza.
Dentro da fórmula, a dominância de flores da mata virgem indica que, no nível profundo, vai libertar os conteúdos para serem processados. Ela será apoiada nas flores da capoeira e cultivadas, que darão o suporte para a finalização da função da mente, que é a de intermediar os níveis profundo e externo.

Meditação

Composição:

Vaso Perfumoso, Cipó Imperial, Jagube, Lilás da Mata, Rainha, Xangô da Mata, Inayinthi-Ion, Boldo, Açucena.

Meditar é alinhar-se com o eixo do universo, concentrar-se em sua própria centelha de vida. A meditação é um caminho de evolução, de superação, transcendência e libertação da alma.

O ser humano que medita transforma sua vida em sabedoria e abundância. A meditação socorre o ser humano que se acha dissociado do seu eu interno. Nem todos possuem facilidade de meditar. É preciso aprender e exercitar. Também é geralmente necessário desbloquear para fluidificar a circulação e elevação da energia.

Esta fórmula foi concebida com dominância de flores da mata virgem, para sintonizar o eu profundo, em seus registros originais, com o alinhamento universal do equilíbrio e da comunicação. Com abundância de fogo, concentra sua ação na identidade do eu interno. Com dominância de ar, finaliza a concentração, que promove a consciência e impulsiona, em novos degraus, à elevação.

As flores de capoeira e cultivadas realizam a limpeza e a transformação dos canais de viabilidade do estado de equilíbrio. Especialmente as medicinais vão processar os impedimentos de ordem superficial, finalizando a operação.

Proteção

Composição:

Campainha, Helicônia, Mimo, Jurubeba, Lacre, Espada de São Jorge, Café, Urucum, Chapéu de Couro.

A proteção está na base da prevenção de todo desequilíbrio. Pessoas sensíveis, expostas a um meio agressivo e desenraizador, podem se beneficiar especialmente das essências de campo de consciência como um recurso de fortalecimento e prevenção.

A fórmula de proteção tem dominância de flores cultivadas, indicando que sua ação está mais relacionada ao processamento da resposta do eu interno ao externo, comportamento consciente, auto-cultivo, aprendizado voluntário. Associa também flores da mata virgem no sentido da preservação do eu interno, e flores da capoeira no sentido da regeneração dos padrões alterados pelo impacto recebido de ações externas.

Em equilíbrio de dominância de fogo e terra, preserva a natureza íntima, a identidade, e a mantém firme sobre o chão. Ilumina, defende e revitaliza a identidade do eu interno. Nutre, regenera e enraíza, proporcionando economia e abundância no direcionamento das ações. Em equilibrada ação de água e ar, purifica e equilibra a receptividade através do desenvolvimento de critérios que ajustam o foco, clareando a consciência dos limites, para libertar a expansão do sonho e da esperança, e relaxar no sentido da comunicação.

Purificação

Composição:

Pétala de Mamãe Velha, Brinco de Princesa da Mata, Cipó Imbé, Flor Boa, Benguê, Concha Lilás, Chapéu de Couro, Coeirama, Oxum Amarela.

Todos os elementos possuem propriedades purificadoras. Purificar é uma necessidade permanente para a humanidade, pois a liberdade da vontade humana, sempre coloca o ser humano diante dos desafios que o afastam do seu eu puro, original. As impurezas que estão no nível mais profundo podem gerar impasses graves na vida humana, pois contém informações cármicas, geralmente ocultas no inconsciente.

Por esta razão, esta fórmula tem dominância de flores da mata virgem, especialmente cipós, que são os desbloqueadores mais potentes que identificamos na natureza. A presença das flores cultivadas com dominância de medicinais, tem o papel de receber, no nível consciente, as informações liberadas do profundo e decodifica-las de acordo com o padrão de desequilíbrio plasmado na mente humana, que será sinalizado e processado com as propriedades purificadoras destas flores.

A fórmula apresenta dominância de água, sucedida de fogo, que são os elementos que possuem maiores propriedades de purificação. O objetivo é que o indivíduo se sinta unido internamente, sem dissociações, e possa comunicar sua natureza íntima, de forma equilibrada e consciente, apresentando sinceridade e superação das impurezas, que vamos encontrar nos atributos de terra e ar, que equilibram a fórmula.