INSTITUTO FLORESTA MÃE – IFM
O Instituto Floresta Mãe – IFM tem como propósito preservar, difundir
e desenvolver o conhecimento relacionado aos Florais da Amazônia.
Ele nasceu da necessidade de agregar os estudiosos deste conhecimento e dar um formato oficial a tudo que se relaciona a ele. Tendo em vista os tempos vindouros, a proposta é que se forme um grupo organizado em torno das duas pesquisadoras, que canalizaram e sistematizaram o sistema originalmente, Isabel e Maria Alice, e possa crescer e se desenvolver sob a orientação das mesmas, para que os Florais da Amazônia tenham seu seguimento através dos tempos, conservando a fidelidade às suas origens.
Suas frentes de atuação contemplam:
PRODUÇÃO E DIFUSÃO:
A manufatura das Essências Florais de nosso Sistema é realizada em dois polos, que contemplam suas diferentes etapas.
A produção primária, que consiste nas Essências-Mãe (EM), é feita na Floresta Amazônica a partir de flores frescas colhidas em seu habitat natural, na sede do Centro Medicina da Floresta, instituição parceira com a qual o Instituto Floresta Mãe – IFM mantém convênio.
A produção secundária, que contempla as Essências de Estoque (EE), é realizada no Centro de Produção Secundária e Distribuição do IFM, sua sede legal, em Nova Friburgo/RJ, a partir da diluição das matrizes vindas da Floresta.
Formação de profissionais do sistema florais da amazônia
Multiplicadores:
O IFM desenvolve a formação de professores, difusores dos conhecimentos dos Florais da Amazônia, através de um programa de cursos e grupos de estudo supervisionados, que visam a certificação dos mesmos na categoria de multiplicadores credenciados. Estes formam o corpo docente do Centro de Formação do IFM e ministram cursos e vivências, bem como realizam monitoria de grupos de estudo, de acordo com suas graduações, dentro de uma agenda oficial do IFM.
Terapeutas:
A formação de Terapeutas certificados dentro da abordagem específica do Sistema Florais da Amazônia é um ponto focal importante do IFM. Além da grade de cursos específicos do Sistema, esta formação contempla estudos multidisciplinares e transdisciplinares e supervisão de prática terapêutica. Estes estão alinhados à base curricular proposta pela ABRACAMPO – Associação Brasileira de Produtores de Essências de Campo de Consciência e pelo CONAFLOR -Conselho Nacional de Auto-Regulamentação da Terapia Floral.
ZELADORIA DA ÉTICA PROFISSIONAL:
O IFM prima pela união com os praticantes da Terapia Floral e demais Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS no âmbito nacional, dentro da afirmação de princípios e visões afins na promoção e cultivo da saúde integral do ser. Neste sentido está integrado a diversos fóruns institucionais que estudam e trabalham no propósito de ancorar uma legislação apropriada ao desenvolvimento seguro da Terapia Floral e demais PICS, e que contemple benefícios à sociedade como um todo, bem como uma ética de cooperação com a Natureza e todos os seus seres.
CRIAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA VIRTUAL:
Este é um projeto em fase de construção, que visa a organização de uma biblioteca virtual, com textos, matérias, artigos e dissertações produzidos a partir do estudo dos Florais da Amazônia, e sua interface com outros estudos e saberes voltados ao autoconhecimento, à saúde e ao bem-estar.