OS 4 ELEMENTOS

Nestas fórmulas se utiliza a força dominante de cada elemento identificado nas flores, como uma ferramenta terapêutica e de autoconhecimento. Seu uso favorece a compreensão de nossos próprios elementos dominantes, trazendo a clareza que permite equilibrar em nós os excessos e carências, através da harmonização dos elementos.

Fogo

Flores da classificação:

Andiroba, Mulateiro, Pequiarana da Várzea, Vaso perfumoso, Brinco de Princesa da Mata, Cipó Imbé, Cocar da Jurema, Jagube, Maracujá Vermelho, Helicônia, Rainha, Clysthium, Flor de Pau Amarela, Pingo do Céu, Sininho,.Ashra, Barba de Bode, Lacre, Maracujá Silvestre, Açucena, Antúrio Bravo, Gergelim, Algodão Roxo e Pimenta D’Água,

Elemento masculino e ativo. É a faísca divina, expressa a eternidade e a espiritualidade. Revela a identidade. É o instinto da sobrevivência, o elemento fecundante, que desperta a vida nas sementes e as faz brotar. Incandescente, abrasador e esclarecedor, transforma e ativa a vontade de viver e vencer obstáculos.
Palavras- Chave: Luz, energia vital, imunidade, identidade, criatividade, sexualidade.

Ar

Flores da classificação:

Marupá Branco, Vaso Perfumoso, Cipó Imperial, Trepadeira Amarela, João Brandim, Lilás da Mata, Rutinha, Xangô da Mata, Balum, Pantelini, Bromélia, Cogo Rei, Inayinthi-Ion, Jurubeba, Amor Agarradinho, Cambraia, Flor de Janeiro, Shaimanaium Hainah, Trombeta, Boldo Amazônico e Tabaco.

Elemento masculino, expansivo e ativo, é o alento ou sopro da vida, transmitindo-a a tudo que existe, através da respiração. Está relacionado ao corpo mental e ao mundo intelectual e racional. Através de sua qualidade de expansão favorece as conexões sociais, a comunicação e a compreensão. É versátil e flexível. Favorece a concentração, o discernimento e o foco.
Palavras- Chave: comunicação, expansão, consciência, discernimento.

Água

Flores da classificação:

,,

Pétala de Mamãe Velha, Flor Boa,  Benguê, Concha Lilás, Mimo, Clysthium, Hipolila, Malvina, Cactus Palma, Colônia, Espada de São Jorge, Oxum Amarela, Chapéu de Couro, Coeirama, Espinheira Santa e Pimenta D’Água.

Elemento feminino, receptivo, simboliza outros atributos do arquétipo da mãe. É a matéria primária onde foram concebidos e se geraram todos os seres. Representa a sensibilidade, a criatividade e o fluxo da vida. Elemento purificador está ligado ao corpo emocional e transporta os registros das experiências vividas e das heranças.
Palavras- Chave: Adaptabilidade, fluidez, relaxamento, entrega, registros do passado.

Terra

Flores da classificação:

Castanheira, Pau D’arco Roxo, Campainha, Flor de Nanã, João Brandim, Garrafinha, Cogo Rei,  Xangozinho da Mata, Café, Cupuaçú, Japana Roxa, Jucá, Trouxa de Velho, Urucum,, .

Elemento feminino, receptivo, ligado diretamente ao arquétipo da mãe, expresso principalmente no atributo da nutrição de toda a vida. É o elemento que contém e abarca os outros elementos, que expressa e materializa a forma gerada nos planos abstratos (ar e fogo). Remete à busca do propósito e sua realização.
Palavras- Chave: Forma, consistência, estrutura, firmeza, fortaleza, nutrição.