PADRÕES DE ALINHAMENTO

Estas fórmulas surgiram de demandas terapêuticas recorrentes dentro de uma prática continuada de atendimentos. Elas se propõe a ser uma ferramenta de abordagem terapêutica, com foco em padrões saudáveis de comportamento e atitudes proativas direcionadas à transformação ou prevenção de situações de desconforto, desequilíbrio ou patologias.

Reconexão

Composição:

Vaso Perfumoso, Trepadeira Amarela, Sininho, Helicônia, Hipolila, Garrafinha, Ashra, Gergelim, Japana Roxa.

A Fórmula da Reconexão tem uma ação incisiva no desbloqueio da conexão com a essência original. Ela é solar, luminosa, dominante em fogo e abundante em ar, o que indica que sua ação ativa o fogo interno, a identidade do ser e o contato profundo com a consciência natural.

Por sua dominância marcante de flores da Mata Virgem, ela revela potencialidades do ser e traz à tona conteúdos internos adormecidos e compressões profundas do eu. A combinação do Vaso Perfumoso com a Trepadeira Amarela é altamente reveladora e proporciona reconexão e síntese. A estas se associam 2 fungos, incrementando a ação transformadora e resgatadora da fórmula, apoiadas pelo Sininho que equilibra e ilumina, e pela Helicônia que ancora esta ação, auxiliando no aprofundamento da consciência do templo interno e na proteção contra interferências externas.

A ação da flor de Capoeira, o Ashra, dinamiza extremamente o processo da iluminação da consciência, da revelação das memórias. Todo este processo é acolhido no campo das flores cultivadas se traduzindo em ação externa , alegria e conforto.

Ela possui uma dominância de flores do chakra cardíaco e laríngeo, indicando que favorece a expressão das verdades do coração.

Tem como dominância a presença do orixá Oxalá, o que fortifica os atributos originais da luz e do amor.

Superação

Composição:

Mulateiro, Jagube, Pantelini, Sininho, João Brandim, Mimo, Lacre, Café e Jucá

A fórmula da Superação traz a propriedade de amparar pessoas em momentos de impasse, transições radicais, crise existencial profunda, situação de perdas ou choque.

Ela traz uma dominância de flores do grupo da Mata Virgem, no sentido de conectar as pessoas com seus atributos originais profundos, que vão lhe conferir a capacidade de enfrentar as provas do caminho, fortalecidas por seu próprio potencial de força interior. A presença da grande árvore Mulateiro proporciona uma síntese libertadora que remete ao conceito do eterno e ao desapego, ao mesmo tempo que ampara com suas propriedades regeneradoras. Em associação com o cipó Jagube e a epífita Sininho, vai despertar o comando interno, chamando a consciência da vida e nutrindo a esperança no amanhecer. Combina ainda a ação transformadora e expansiva do fungo Pantelini, associada à potência relaxante e igualmente expansiva do arbusto João Brandim, bem como ao conforto e proteção do Mimo.  Estas flores são apoiadas por uma flor de capoeira, o Lacre, que combina propriedades de proteção e regeneração no processamento dos impactos; e de flores cultivadas que vão suavizar o processo, nutrindo a consciência do momento presente e da continuação da vida.

A dominância do elemento fogo indica o fortalecimento da identidade, da coragem e da alegria de viver.

Perdão

Composição:

Pau D’Arco Roxo, Pétala de Mamãe Velha, Flor Boa, Clystium, Flor de Nanã, Maracujá Silvestre, Flor de Janeiro, Trouxa de Velho, Urucum.

A fórmula do Perdão está focalizada na transmutação de sentimentos bloqueadores, objetivando que cada ser se liberte de padrões de culpa, auto-piedade, acusação e transferência de responsabilidade. Ela se propõe a transcender o nível das emoções e da causalidade dos fatos, para atingir níveis mais profundos de resgate do sentimento saudável original, que se destina a prevalecer sobre as couraças e bloqueios acumuladas através de vivências marcantes.

Este composto possui uma predominância de flores da Mata Virgem, indicando que sua ação está voltada à reconexão com o nível profundo onde reside a essência do ser. Sua meta é resgatar os valores e atributos da semente original e através deste processo identificar os fins elevados da vida de cada ser, e o modo pelo qual os seres se desequilibram e se desviam de seus propósitos originais. Ao proporcionar o contato com este nível, se desperta a consciência da natureza de relacionamentos específicos, sua origem e significado.

Compasso

Composição:

Marupá Branco, Cipó Imperial, Jaci, Pantelini, Campainha, Barba de Bode, Coeirama, Café, Cupuaçu.

A fórmula a que chamamos Compasso trabalha na correção de todo descompasso em relação ao tempo interno de cada pessoa. Nos tempos de hoje, nos quais cada vez mais cresce a demanda externa manifesta na aceleração e padronização do ritmo de vida da humanidade,  a natureza interna de cada indivíduo, sua peculiaridade única, se acha muitas vezes interferida e bloqueada. Cada indivíduo sendo pressionado pelo meio externo à padronização, se afasta do seu verdadeiro ritmo e consequentemente não consegue manifestar sua verdade interior, chegando mesmo a se desconectar dela.

Sua composição elemental apresenta um equilíbrio onde o elemento Terra vai proporcionar uma estrutura que vai favorecer a expressão da identidade através da combinação de Ar e Fogo.  E, em complementação, o elemento Água, menos abundante, exerce também seu importante papel no fluxo de ligação e harmonização entre os níveis mais profundos e o mais externo, promovendo acomodação.

A predominância de flores da Mata Virgem, que revelam o conteúdo interno e original é bem balanceada pela presença da flor de Capoeira e as três cultivadas, de maneira que o ritmo interno vai encontrar um canal de expressão e ancoramento, dentro de uma harmonia.

Sendo a abordagem através do chakra frontal dominante nas flores da fórmula, isto vai indicar foco na tomada de consciência. A fórmula apresenta ainda flores com abordagens pelos chakras basal, esplênico, cardíaco, laríngeo e coronário, demonstrando sua importante propriedade de alinhamento e comunicação interna; tudo isto favorecendo o resgate do compasso natural da vida de cada ser.

Nutrição

Composição:

Castanheira, Açaí, Buriti, Jurubeba, Maracujá Silvestre, Xangozinho da Mata, Café, Gergelim, Urucum.

A fórmula Nutrição se destina a nutrir todas as potencialidades e atributos naturais do ser.

Ela é dominante em elemento Terra que representa nutrição, estrutura, abundância, acolhimento. O Fogo é também abundante proporcionando a ativação da vontade, da identidade, da alegria e da coragem. Assim sendo, ela possui um grande poder de vitalização, resgate da natureza original, encorajamento, regeneração física, energética, espiritual. Ela é composta somente por plantas frutíferas, o que lhe confere a capacidade de favorecer a criatividade e a conclusão de ciclos.

Ela possui um equilíbrio perfeito entre flores de Mata Virgem, Capoeira e Cultivadas, o que significa que ela vai favorecer um diálogo interno entre os níveis mais profundos, os níveis de processamento e o nível da ação, do comportamento.  Este é um aspecto relevante da fórmula pois rompe as barreiras entre o consciente e o inconsciente de forma equilibrada e estruturante.

O equilíbrio de dominância entre 3º e 6º chakras é significativo, pois associa o ajuste do poder pessoal à ampliação da visão e do discernimento.

O Orixá Xangô, arquétipo do equilíbrio e da consciência universal é o regente da fórmula.

Reintegração

Composição:

Castanheira, Buxuda do Lago, Jagube, Erva de Passarinho, Garrafinha, Maracujá Silvestre, Cambraia, Jucá, Café

A fórmula Reintegração se destina ao resgate do ser original, quando este se acha confundido ou velado em decorrência de experiências desagregadoras

Ela focaliza a nutrição da estrutura do ser interno,  através da dominância do elemento Terra. E, por meio da presença abundante de Fogo, ativa a manifestação da identidade. Os elementos Ar e Água, também presentes em proporções significantes são responsáveis pelo entendimento e pelo conforto que a fórmula proporciona.

Sua predominância em flores da Mata Virgem indica uma ação profunda no resgate da natureza original. A flor de Capoeira, embora única do grupo, desempenha papel relevante na fórmula, equilibrando as polaridades e preenchendo os espaços vazios através da energia transmutadora do raio violeta expressa pelo atributo do perdão – perdão para si, perdão universal. As flores cultivadas, uma de jardim, uma medicinal e uma frutífera, são todas muito acolhedoras, favorecem a presença e a concentração.

A fórmula tem abordagem mais intensa a partir dos chakras superiores, concentrando no Frontal, o que também favorece um entendimento superior que se dispensa em sentido descendente proporcionando um alinhamento geral.

Os Orixás Xangô e Obaluaê, dominantes na fórmula, indicam equilíbrio, consciência das leis naturais, e renascimento. Este renascimento que vem com a presença de Obaluaê, após uma experiência desconstrutiva, configura um grande passo no caminho da evolução, ancorado nos atributos elevados e acertivos de Xangô.