MENSAGEM
Sou criança e continuo sendo, porque sempre renasço para parecer pequeno. Cubro-me de manto azul celeste quando chega a florada, mas os olhos que me veem sentem compaixão. Desapego-me de tudo que me ata e como pele que se acaba, me liberto da escuridão. Então reluz novo brilho nas matas, na força do pau mulato que em tudo se destaca, como aquele que nunca envelhece. Brinco no vento, brinco com o sol, e nem o tempo descendo me conformo com a solidão. Cresço e sempre me expando e irradio na iluminação de tudo que desagrega, destrói e decompõe. Tudo perdoo e tudo renovo a cada dia em que se refletem os raios de luz e se alcança novos entendimentos. Sou pequeno príncipe nas matas e onde me expando atraio raios maravilhosos.
MODO DE SER NA NATUREZA
Árvore de grande porte, a florada acontece em Abril, anunciando a chegada do tempo de estiagem. Flor branca muito cheirosa e abundante. Todo ano troca de casca e fica com o tronco brilhante, se destacando-se na floresta.
ATUAÇÃO DA ESSÊNCIA
Dá força para regenerar a potência original. Atua dentro do ser profundo e recobra a força de realização. Joga a casca velha e recomeça. É o desapego do velho e a saúde do novo. É a iniciação, a eternidade. Trabalha humildade, o estado de inocência da criança interior onde não há tristeza.
DADOS CULTURAIS
Na floresta é considerada a fonte da juventude, o elixir da longa vida. Usa-se as cascas maceradas ou cozidas para uso interno e banhos em ferimentos, queimaduras. É afrodisíaco.