Terapia Floral – Mitos x Verdades

Você já ouviu falar de Terapia Floral? Talvez você esteja curioso(a) sobre essa abordagem terapêutica cada vez mais popular, que utiliza essências florais para promover o equilíbrio emocional e o bem-estar. No entanto, como em qualquer campo, existem mitos e verdades que cercam a Terapia Floral.

Neste artigo, traremos esclarecimentos a respeito de mitos e verdades sobre a Terapia Floral. Prepare-se para obter uma visão abrangente sobre essa prática e sua eficácia, desmistificando concepções errôneas e conhecendo dados reais por trás dessas afirmações. Continue lendo para conhecer como a Terapia Floral pode oferecer uma abordagem natural e complementar para a sua saúde.

A Terapia Floral é incompatível com medicamentos 

MITO! A Terapia Floral pode ser facilmente combinada com outros tratamentos, como parte integrante de uma abordagem mais abrangente para a saúde.

Os florais não possuem ação bioquímica no corpo, pois são essências terapêuticas de natureza sutil e atuam por meio da interação entre os campos de consciência vegetal/fungi e humano, impulsionando o equilíbrio e a saúde nos planos mental, emocional e energético. Por essa razão, complementam o tratamento convencional sem interferir nas substâncias químicas dos medicamentos. 

Vale destacar que a Terapia Floral pode auxiliar no aspecto emocional e no equilíbrio interno do indivíduo, promovendo um estado de bem-estar que pode contribuir para a melhoria da resposta ao tratamento medicamentoso. No entanto, é importante informar ao médico, ou profissional de saúde, sobre o uso dos florais para que possa acompanhar o progresso do tratamento de forma adequada.

Os florais não apresentam nenhum efeito colateral

VERDADE! Ao considerar diferentes abordagens terapêuticas, muitas pessoas se preocupam com os possíveis efeitos colaterais que determinados tratamentos podem causar. No entanto, no que diz respeito à Terapia Floral, é reconfortante afirmar que não são conhecidos efeitos colaterais relacionados aos florais, já que seu preparo é obtido através da solarização das flores e inflorescências do reino fungi, em água fria, posteriormente adicionadas de conservante alcoólico vegetal e ultradiluído. Eles não são, portanto, classificados como medicamentos.

As essências florais possuem atributos terapêuticos – o campo de informações sutis das flores e fungos – que se manifestam ao interagirem com o sistema humano. Ao contrário dos medicamentos, os florais não contém compostos químicos ativos que possam desencadear efeitos colaterais. Sua ação é de natureza sutil, buscando equilibrar as emoções e restaurar a harmonia interior.

Os florais tratam apenas os sintomas e não a doença

MITO! A Terapia Floral baseia-se no princípio de que conflitos internos, bloqueios e desequilíbrios emocionais podem contribuir para o surgimento e agravamento de doenças físicas. Portanto, o princípio de ação da Terapia Floral não é apenas relacionado aos sintomas manifestados, mas principalmente às questões internas de cada pessoa, que podem estar relacionadas ao adoecimento.

Essa abordagem reconhece a conexão entre a mente e o corpo, visando equilibrar as emoções e promover a cura integral, pois o indivíduo começa a libertar-se de padrões emocionais negativos, como o medo, a ansiedade, a tristeza e o estresse, que podem estar contribuindo para o desequilíbrio e o surgimento de sintomas físicos.

A Terapia Floral não tem embasamento científico 

MITO! Embora nem todos os aspectos da Terapia Floral tenham sido totalmente estudados em termos de evidências científicas, existem pesquisas e estudos que, progressivamente, investigam a atuação e a eficácia dos florais, desde os conhecimentos desenvolvidos por seu precursor, o médico inglês Edward Bach, até os dias atuais. A Terapia Floral tem uma longa história de relatos e registros de benefícios significativos. Com o aumento de pesquisas sobre essa prática terapêutica, reconhece-se que a Terapia Floral faz parte de um campo de abordagens terapêuticas complementares e integrativas, que valorizam aspectos sutis da saúde e do bem-estar. A Terapia Floral é reconhecida pela OMS – Organização Mundial de Saúde – desde a década de 1950.

Floral é Homeopatia 

MITO! A Terapia Floral e a Homeopatia são abordagens terapêuticas distintas, com princípios e práticas diferentes.

A Terapia Floral foi desenvolvida a partir dos estudos do Dr. Edward Bach, na década de 1930, criador do primeiro sistema. Com os avanços dos estudos sobre os atributos terapêuticos das flores, surgiram novos sistemas florais. Na Terapia Floral, usam-se essências florais produzidas a partir de flores, ou outras manifestações dos campos de consciência da Natureza, cujos atributos terapêuticos ativam o alinhamento interno da pessoa e sua capacidade auto-organizativa, impulsionando o equilíbrio e o bem-estar, a partir da interação consciencial. Por outro lado, a Homeopatia é uma especialidade médica criada por Samuel Hahnemann, médico alemão, no final do século XVIII. Ela se baseia no princípio da “Lei da Similitude”, onde uma substância que causa sintomas em uma pessoa saudável pode ser usada para tratar sintomas semelhantes em uma pessoa doente. Os medicamentos homeopáticos são produzidos com substâncias provenientes dos reinos animal, vegetal e mineral, através de processos de diluição e dinamização, que potencializam sua ação.

Embora ambas as terapias sejam integrativas e complementares, os princípios e práticas são distintos. Os florais são um sistema terapêutico que manifesta o cultivo da saúde e nutre o equilíbrio interno do ser humano, por meio do contato entre campos de consciência da Natureza e o do ser humano. Na Homeopatia, o tratamento é realizado a partir de medicamentos homeopáticos, que estimulam o organismo do paciente ao seu processo de auto-cura.

É importante respeitar as diferenças entre a Terapia Floral e a Homeopatia, pois cada uma possui uma abordagem única e utiliza práticas específicas. Ambas as abordagens podem ser complementares, mas não devem ser confundidas uma com a outra.

Animais podem usar florais 

VERDADE! Os florais também podem ser utilizados no cuidado com os animais, restabelecendo seus padrões de saúde e promovendo o seu bem-estar.

Assim como seus tutores, os animais têm emoções e podem experimentar desequilíbrios que afetem seu comportamento e bem-estar. Situações de estresse, medo, ansiedade, agressividade, luto ou mudanças no ambiente podem impactar negativamente a saúde dos animais e sua interação no meio que vivem.

Os florais podem ajudar os animais a lidar com esses aspectos e com questões ligadas à interação com os tutores e com o meio. As essências florais, devidamente selecionadas de acordo com a individualidade de cada animal, suas características e comportamento, podem ajudar a acalmar a ansiedade, reduzir o estresse e promover a harmonia e o equilíbrio, melhorando sua experiência no ambiente em que vivem.

É essencial ressaltar que os florais não substituem os cuidados veterinários adequados. A Terapia Floral pode ser usada como um complemento aos cuidados médicos convencionais, ajudando a promover o equilíbrio emocional e o bem-estar dos animais.

Crianças podem fazer terapia com florais 

VERDADE! Assim como os adultos, as crianças também podem se beneficiar da atuação sutil e natural dos florais no seu equilíbrio interno.

Aliás, ainda crianças podemos enfrentar desafios emocionais e comportamentais em diferentes fases de desenvolvimento. Questões como ansiedade, medo, insegurança, irritabilidade, dificuldades de sono, estresse escolar ou mudanças na vida familiar podem afetar o bem-estar emocional das crianças.

Os florais podem ajudar a criança a lidar com esses desafios emocionais, promovendo o equilíbrio e a harmonia. As essências florais, quando indicadas adequadamente para as crianças, podem auxiliar na redução da ansiedade, no aumento da confiança, no apoio ao sono tranquilo e no fortalecimento emocional geral.

Uma das vantagens da Terapia Floral para crianças é que ela não apresenta efeitos colaterais indesejados. Os florais são seguros, suaves e não causam dependência. Além disso, as essências florais não têm sabor desagradável, o que facilita a administração para crianças.

Compreender os mitos e verdades sobre a Terapia Floral nos permite tomar decisões informadas e aproveitar os benefícios que essa abordagem terapêutica pode oferecer.

Portanto, se você está buscando uma abordagem sutil, segura e natural para promover o equilíbrio emocional, considere que a Terapia Floral pode ser uma opção viável. 

Expanda seus conhecimentos sobre essa prática, consulte profissionais qualificados e descubra como os florais podem contribuir para o seu equilíbrio e qualidade de vida. Acesse nosso site Florais da Amazônia e venha conhecer.

 

Você não pode copiar o conteúdo desta página

This site is registered on wpml.org as a development site.