Entendendo o Universo dos Florais da Amazônia: um Bate-papo com a Professora e Terapeuta do Sistema Florais da Amazônia Júlia Freire de Medeiros

Conhecer o Sistema Florais da Amazônia, a diversidade de suas essências e sua terapêutica é essencial para compreender como a Terapia Floral favorece o equilíbrio interno, o autoconhecimento, a nutrição das potencialidades e o bem-estar de cada indivíduo.

Para entender melhor como essa terapia atua, acompanhe o bate-papo esclarecedor com Julia Freire de Medeiros, professora e experiente Terapeuta Floral do Sistema Florais da Amazônia. Julia compartilhou insights valiosos sobre os desafios comuns enfrentados por aqueles que buscam a Terapia Floral, abordagens personalizadas, benefícios surpreendentes e a importância da conexão com a Natureza.

Florais da Amazônia: Quais são os desafios comuns que você observa nas pessoas que procuram a Terapia Floral?

Julia Freire:

  • A dificuldade de se manter saudável e equilibrado no seu cotidiano, com tanta demanda e pressão constantes. 
  • Questões de relacionamento, seja familiar, no trabalho, ou questões de sociabilidade 
  • Desafios sobre como lidar com  as  emoções e padrões mentais desequilibrados, os quais, geralmente se manifestam nos relacionamentos;
  •  Desafios de como se conhecer e lidar de forma mais consciente com sua própria personalidade / ego: às vezes com autoestima baixa e dificuldade de se afirmar, manifestar suas capacidades e seus limites; outras vezes, com super autoestima e autocentramento, de maneira a controlar excessivamente e não ouvir os demais. 

Florais da Amazônia: Como você aborda a individualidade de cada cliente ao recomendar fórmulas florais?

Julia Freire: Por meio de uma escuta ativa e mais neutra possível; por meio do diálogo com a pessoa, trazendo algumas perguntas e também exercitando a intuição e outras ferramentas e sistemas terapêuticos de “leitura” e avaliação, para dessa forma, perceber as prioridades de cada indivíduo.   

Florais da Amazônia:  Você tem alguma recomendação específica para iniciantes que estão interessados em conhecer a Terapia Floral?

Julia Freire: Recomendo tomar as essências florais, experimentar e se observar durante a toma dos florais para perceber sua atuação, como estes interagem com seu campo de consciência. 

Para isso, algumas opções:

1º : Consulta com um(a) especialista para avaliação e possível acompanhamento, especialmente para quem busca se cuidar, se conhecer e experimentar uma abordagem terapêutica e curativa;

2º: Atender aos cursos sobre Terapia Floral e/ou sobre um sistema floral específico; isto mais especificamente para quem tem vontade de estudar e conhecer, além de experimentar as essências de forma terapêutica;

3º: Fazer seu próprio caminho de estudo, pesquisando os sistemas florais, adquirindo algumas essências e experimentando-as, estudando por si mesmo e principalmente se conectando com sua natureza e toda natureza ao seu redor; essa terceira opção, exige mais atenção e auto estudo e é importante observar quando precisará de um suporte mais especializado para lidar com questões que podem vir a tona dentro se seu processo de cura e autoconhecimento. 

Florais da Amazônia: Quais são os benefícios mais surpreendentes que você observou ao longo de sua carreira como Terapeuta Floral?

Julia Freire: O suporte amoroso e inteligente que os florais promovem a cada indivíduo em diferentes quadros de desequilíbrio mental, psíquico e emocional e nos processos de cura, como por exemplo:

  • Resgatar a pessoa de uma depressão (desde leve até profunda) reativando e nutrindo suas qualidades e sua capacidade de responder ao peso da doença e se desidentificar dela;  quanto mais aberta (com menos resistência) a pessoa está, mais rápida e nítida é a resposta.
  • Trazer consciência sobre traumas que a pessoa viveu e ajudar a ressignificar determinadas experiências, se liberar das memórias ativas e sistemas de crenças.
  • Maior atenção e consciência sobre seus hábitos, comportamentos e reações no dia a dia.
  • A resposta rápida, espontânea e efetiva no uso dos florais para o processo de desmame – como isso favorece a mãe, ao bebê e também o pai – e torna o processo mais leve. 

E mais do que tudo, como as essências florais ajudam o indivíduo a SE perceber, se observar, e com isso, estar mais apta a se reequilibrar, a se cuidar, a tomar suas decisões de maneira consciente e responsável, a cultivar saúde em sua vida. 

Florais da Amazônia: Como você personaliza ou adapta às fórmulas florais com base nas necessidades específicas de um cliente?

Julia Freire: Para fazer as fórmulas customizadas, eu trabalho com a escuta ativa e utilizo todas as informações das classificações dos Florais da Amazônia (ordem das plantas na natureza, Elementoterapia, abordagem dos chakras e estudo arquetípico dos Orixás) como ferramentas terapêuticas para chegar o mais perto possível do suporte necessário para aquele indivíduo. 

Florais da Amazônia: Qual é a importância da conexão entre a Natureza e o bem-estar emocional na prática da Terapia Floral?

Julia Freire: Vejo de maneira nítida que quanto maior a conexão com a natureza, maior o nível de bem estar do indivíduo, não só emocionalmente mas também em todos os outros planos. 

No meu estudo e prática com a Terapia Floral sou constantemente chamada ao exercício de ouvir e observar a natureza e aprender com os ciclos naturais. Percebo o quanto isso favorece o equilíbrio mental, emocional e espiritual do ser humano. 

Florais da Amazônia: Como você se tornou Terapeuta Floral? Quais foram as suas motivações e as experiências que a levaram a escolher essa profissão?

Julia Freire: O que me motiva a trabalhar com a Terapia Floral (Florais da Amazônia) é a perspectiva de se espelhar na Natureza para nutrir e cultivar os padrões de saúde; trabalhar baseado na inteligência da natureza, identificando e potencializando a inteligência e sabedoria inata de cada indivíduo; a beleza, sutilidade e profundidade das flores (plantas) e cogumelos; o baixo impacto ambiental (quase zero); ser um sistema de saúde baseado em consciência e que favorece e potencializa todo e qualquer trabalho que a pessoa já esteja desempenhando.

Florais da Amazônia: Como você vê o futuro da Terapia Floral?

Julia Freire: Vejo que a Terapia Floral tem um grande potencial para ajudar os indivíduos a se manterem saudáveis e em sintonia com uma vida de paz.

Me parece que o mundo ainda sabe pouco sobre essa terapia e seus benefícios, talvez por questões culturais (ainda muito baseada e dependente da medicina alopática, que é tão importante mas que não contempla todas as necessidades no que tange a saúde numa perspectiva mais holística, como forma de vida). 

Gostaria de ver os florais sendo administrados em outros âmbitos  da sociedade, além do consultório, especialmente sendo amplamente adotados pelos Sistemas Públicos de Saúde, para beneficiarem setores das populações menos favorecidas e muito necessitadas de seus benefícios. Que fossem mais utilizados em diversos processos educacionais e de desenvolvimento humano, desde trabalhos corporais, treinamentos mentais para foco e concentração, em jardins de infância, em clínicas e recuperações de idosos, projetos de arte, música e dança, entre várias outros. 

Florais da Amazônia: Você poderia compartilhar um caso em que a Terapia Floral teve um impacto significativo na vida de alguém?

Julia Freire: Recentemente, tive o relato de uma mãe que está em processo de desmame, com a filha por volta de 4 anos,  e todos (mãe, pai e filha) com desafios significativos desse momento, que afetam a paz e a autonomia de cada um deles. Ela ficou impressionada, que após pouco mais de uma semana tomando os florais, a resposta da criança foi nítida e que todos estavam mais calmos, confiantes e fortalecidos nesse apoio mútuo para outro ciclo na família, com certeza com mais autonomia e equilíbrio.

 

Você não pode copiar o conteúdo desta página

This site is registered on wpml.org as a development site.