Papo com especialista – Conheça a Jornada de Gabi Picolo, Terapeuta Floral e Bióloga

Conhecer a dimensão da Terapia Floral, a atuação das essências florais e a importância da profunda conexão entre o ser humano e a Natureza, é essencial. Por isso, temos o privilégio de nos aprofundar na sabedoria da Terapia Floral através de uma entrevista especial com Gabriela Picolo, Terapeuta Floral e Bióloga. Sua trajetória nos leva a entender como as essências florais podem ser grandes aliadas no caminho do autoconhecimento e bem-estar.

Gabriela compartilha conosco como encontrou na Terapia Floral uma forma de reencontro com sua essência e com a Natureza, e como os atendimentos são personalizados com a escolha de essências florais de acordo com as necessidades únicas de cada indivíduo. Além disso, Gabriela também nos revelará suas visões sobre o futuro da Terapia Floral e as tendências que emergem nesta prática cada vez mais procurada.

Prepare-se para compreender melhor como as essências florais e seus atributos terapêuticos promovem o autoconhecimento e o equilíbrio emocional, impulsionando o fluxo de bem-estar e nos reconectando à Natureza. E como é importante ter o acompanhamento de um Terapeuta Floral nesse processo. Então, sigam conosco nesta entrevista enriquecedora com Gabriela Picolo, boa leitura!

Florais da Amazônia: Como você se tornou Terapeuta Floral? Quais foram suas motivações e as experiências que a levaram a escolher essa profissão? 

Gabriela Picolo: Atuando há muitos anos como Bióloga na área socioambiental e de ensino, sempre tive forte conexão com as plantas medicinais, cultivos, as florestas e as relações humanas. Aos 30 anos, após um diagnóstico de câncer de mama agressivo, no meu processo de cura, passei por um extenso protocolo médico de saúde. Paralelamente mergulhei profundamente em estudos de autoconhecimento, comunicação, autocuidado, tecnologias sociais, e saberes ancestrais, que me levaram a refletir sobre os cuidados de saúde atualmente em nossa sociedade. A busca de um olhar de saúde integral motivou-me a me direcionar mais à área da saúde e foi na especialização em Naturopatia, através do estudo dos Florais de Bach que despertou meu interesse com a Terapia Floral. Em 2015 iniciei minha jornada de formação no Sistema Florais da Amazônia e foi através desse sistema que senti um reencontro comigo mesma, com a Floresta e a Natureza.  Desde então, como um chamado, sigo me dedicando ao estudo da comunicação sutil das flores, às interações dos campos de consciência, e atuando como Terapeuta Floral desse sistema.

Florais da Amazônia: Como funciona o processo de seleção das essências?

Gabriela Picolo: O Atendimento na Terapia Floral é personalizado, através de uma escuta ativa, a suspensão do julgamento e um profundo estado observacional sensível durante a consulta, cria-se um campo de interação onde é possível identificar as necessidades do interagente e as virtudes e padrões de saúde a serem estimulados para o momento. A escolha das essências florais para a composição da fórmula e tratamento vem de um processo elaborado através da compreensão da atuação de cada essência e a interação entre elas, mas também intuitivo, fruto da conexão do vínculo terapêutico estabelecido com o interagente e com a própria comunicação sutil da Natureza.

Florais da Amazônia: Como a Terapia Floral pode ser integrada a outras abordagens terapêuticas? Você tem alguma experiência de colaboração com outros profissionais de saúde?

Gabriela Picolo: A Terapia Floral pode ser integrada a diversas outras terapêuticas como em tratamentos médicos, psicológicos, físicos, educacionais entre outros. Há um lastro de interações profissionais possíveis, em alguns casos de saúde é fundamental um trabalho multiprofissional, particularmente acompanho interagentes conjuntamente com Psicólogos, Psiquiatras e Fisioterapeutas de forma harmoniosa, que recomendam a Terapia Floral contribuindo de forma benéfica ao tratamento integrado do interagente.

Florais da Amazônia: Quais são os desafios enfrentados pelos Terapeutas Florais atualmente e como você os supera em sua prática?

Gabriela Picolo: A Terapia Floral é utilizada mundialmente, com reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) e no Brasil faz parte da Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC-SUS) que visa atuar nos campos da prevenção de agravos e da promoção, manutenção e recuperação da saúde baseada em modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo. Ainda sim, é muito discutida pela comunidade científica e há escassez de Terapeutas Florais com qualificação adequada para a atuação, corroborando para a falta de clareza de potencialidades e expansão de pesquisas dessa terapêutica. Além da necessidade de ampliar a implementação de políticas públicas para a atuação dos profissionais da área e o favorecimento ao acesso de grande parte da população. Assim, em minha prática busco sempre aprimorar e compartilhar os conhecimentos, criando pontes entre saberes tradicionais, populares e científicos, ampliando a qualificação na abordagem terapêutica e fortalecendo discussões de melhorias e expansão da Terapia Floral.

Florais da Amazônia: Como você vê o futuro da Terapia Floral? 

Gabriela Picolo: Nos últimos anos vem ocorrendo um aumento da procura pela Terapia Floral. A demanda social dessa prática e uma busca de reconexão à Natureza, com o esforço conjunto de autorregulamentação dos profissionais da área, tem gerado um impulso de aprimoramento, organização e transformação muito promissora. Há ainda muito trabalho a ser desenvolvido e um vasto campo de estudos e atuação.

Florais da Amazônia: Que conselho você daria para alguém que está considerando se tornar um Terapeuta Floral? 

Gabriela Picolo: É de grande valor na caminhada do Terapeuta Floral adentrar nessa jornada com compromisso e ética, dedicando-se ao desenvolvimento contínuo pessoal e profissional, zelando pelo acolhimento, abordagem integral humanizada e, com consciência que somos Natureza. Habilidades de escuta, sensibilização, olhar integral de saúde, compreensão da complexidade humana e contextualização social são algumas imprescindíveis ao longo do desenvolvimento profissional.

Florais da Amazônia: Existe alguma história ou experiência especial que você gostaria de compartilhar sobre seu trabalho como Terapeuta Floral?

Gabriela Picolo: Como profissional, também atuante na área de inovação e cultura de paz, é muito rico observar tecnologias sociais, ancestrais e abordagens terapêuticas com foco de reconexão à Natureza e olhar integral em evidência social. 

Ao longo da minha atuação utilizo a inspiração da comunicação sutil e a literatura das flores do Sistema Florais da Amazônia não só no atendimento individualizado, mas na facilitação de grupos. Através de vivências e rodas de conversas integradas a outras práticas, como a comunicação não-violenta, é possível também abordar temas sociais complexos, conflitos e criar pontes entre saberes diversos, onde os florais tornam os diálogos muito mais fluídos, orgânicos e favorecem o despertar consciencial, a assimilação e transformação, individual e comunitária.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

This site is registered on wpml.org as a development site.