CULTIVADAS

As flores cultivadas estão mais domesticadas em relação a seus aspectos primitivos e originais, pois dependem diretamente da ação humana para se desenvolverem. Esta dispensação de energia não é unilateral, mas retorna ao ser humano, influenciando ou adestrando sua ação externa, como para suprir as necessidades humanas que carecem também de cultivo. Ela se relaciona à transformação voluntária, ao comportamento, ao aprendizado.

As flores cultivadas estão mais domesticadas em relação a seus aspectos primitivos e originais, pois dependem diretamente da ação humana para se desenvolverem. Esta dispensação de energia não é unilateral, mas retorna ao ser humano, influenciando ou adestrando sua ação externa, como para suprir as necessidades humanas que carecem também de cultivo. Ela se relaciona à transformação voluntária, ao comportamento, ao aprendizado.
As flores das plantas cultivadas são parte das nossas primeiras experiências. Pretendíamos apenas utilizar as flores originalmente da floresta , porém percebemos que o potencial terapêutico das espécies cultivadas não podia ser desprezado e as incluímos em nosso repertório. Com isso também é possível atingir um plano diferente no campo humano relacionado a níveis mais conscientes e superficiais de comportamento.

A diferença de sua energia justamente forma composições adequadas nos tratamentos, equilibrando a força da Mata Virgem com uma comunicação de acesso mais imediato, focalizando transformações a partir de níveis mais superficiais de desarmonia.

As flores cultivadas de nosso sistema estão divididas em Medicinais, Jardim e Frutíferas. Nessa análise, evidentemente, não estamos falando apenas de flores específicas de nosso sistema, mas genericamente destas famílias de elementais que dentro de seus ciclos evolutivos convivem diretamente com a ação humana, desenvolvendo relações diretas com os seres humanos.

Trabalham sobre um nível de manifestação que representa o ser humano perante a Criação, interagindo e transformando seu ambiente e cultura. Atuam sobre situações cotidianas, sobre questões que envolvem relações sociais, num nível mais superficial dos campos de consciência. São essências que limpam o campo para a atuação de emanações que atingem os níveis internos. Algumas delas, a partir desta abertura na superfície, são capazes de penetrar em níveis mais profundos, da mesma forma que a atuação das flores da Mata Virgem e da Capoeira também se propaga para os níveis superficiais a partir da comunicação interna.

Não podemos deixar de levar em conta que todas as flores que hoje são cultivadas e aclimatadas, muitas delas importadas de outros locais, algum dia foram parte da floresta ou de algum outro ecossistema nativo e nasceram espontaneamente em algum lugar. O fato de serem hoje total ou parcialmente dependentes da ação humana de cultivo para seu desenvolvimento, aponta seu processo evolutivo pelo qual o elemental interage e torna-se parte do mundo humano, tal qual os animais domésticos.

Com isso transformam seus registros primitivos que as fizeram nascer espontaneamente, sem contudo se desconectarem de sua essência original, e desenvolvem outro tipo de linguagem que as torna preciosas e até indispensáveis à sobrevivência humana, como é o caso dos alimentos e das ervas medicinais.

Algodão Roxo

Medicinais

Flores da classificação:

Algodão Roxo, Boldo Amazônico, Chapéu de Couro, Coeirama, Espinheira Santa, Japana Roxa, Jucá, Pimenta D’Água e Tabaco.

MEDICINAIS

Os elementais das ervas medicinais, em geral, possuem mais facilidade de entrar no campo de consciência. São seres delicados, inteligentes e totalmente voltados para o seu objetivo.

A concentração de suas forças no objetivo da saúde os torna alvos de profundas relações humanas, tornando-os dóceis servidores nas mãos de quem os respeita e sabe se comunicar com eles.

Suas experiências são claras e se pode atingir a matriz mental desequilibradora. A verdadeira chave do seu uso está na comunicação com eles. Se a irradiação da energia humana sintonizar no padrão adequado à deles, é possível um profundo intercâmbio.

Atuam como uma recordação dos verdadeiros padrões internos que regem a saúde e o bem-estar de toda a vida, tanto na terra como no céu. Se a mente estiver receptiva, facilmente são aceitas as ideias sãs.

Absorvem grande quantidade de energias cósmica e telúrica, que armazenam para liberá-las sempre que necessário, de acordo com suas virtudes específicas. Possuem conhecimento interno do ser humano e muitos deles reproduzem a forma dos órgãos humanos de que tratam.

 

Jardim

Flores da classificação:

Açucena, Amor Agarradinho, Antúrio Bravo, Cactus Palma, Cambraia, Colônia, Espada de São Jorge, Flor de Janeiro, Oxum Amarela, Shaimanaium Hainah, Trombeta e Trouxa de Velho.

Shaimanaium-Hainah

Que alegria renovadora, que esperança, que perfumosa e colorida saúde nos trazem as flores do jardim! Elas interagem com as nossas emoções. Elas trazem calma, ânimo, conforto, resistência. O jardim circunda a casa, como uma aura. Assim, representa para nós como elas vêm trazendo luminosidade e perfumes na transmutação das dificuldades.

Para se merecer um belo jardim é preciso esforço, trabalho, cultivo, perseverança. Tudo isso, elas buscam em nós. É preciso sempre lembrar delas, protegê-las dos excessos de sol, de água e de vento. Dar-lhes de beber, dar-lhes de comer, podá-las, mudá-las de lugar. É uma atenção permanente e diversificada no cultivo destas vidas. Assim, elas alegram e adoçam nossa vida, nos preparando para cada amanhecer.

A energia do sol está muito forte no jardim, que apresenta com exuberância todas as cores do espectro. As flores do jardim constituem, pois, um nível de trabalho vinculado à dissolução de entraves do campo de consciência. Em se comparando imagens, podemos dizer que elas estão situadas no percurso que leva à entrada da casa onde reside o eu interno. Elas não penetrarão nas causas profundas das desarmonias, mas abrirão caminho para este processo.
Se comparamos, por exemplo, a Cambraia (flor de jardim) com o Marupá Branco (grande árvore), veremos que ambas atuam no coração, no canal que o comunica com a mente. Porém, o nível de profundidade, o plano de atuação, é bem diverso. A Cambraia vai tratar a ansiedade, a obstinação, a insônia. O Marupá vai atuar fazendo emergir o sentimento superior do amor e da misericórdia. A Cambraia vai equilibrar os descontroles dos mecanismos mediúnicos. O Marupá vai buscar uma harmonização profunda e consciente do ser humano com seus dons mediúnicos.

As flores do jardim funcionam também como uma referência, um balanceamento, quando associadas à flores de ação mais profunda ou radical, como das grandes árvores ou cipós. Por exemplo, o Vaso Perfumoso (grande árvore), flor de ação radical em planos elevados da consciência, se encontra muito bem associado às flores de jardim, como coadjuvantes que equilibram os planos de ação. Elas dão um suporte ou um referendo num plano de acesso já mais trabalhado, para apoiar as incursões aos planos mais transcendentais.

As flores do jardim atingem as pessoas pela visão e pelo olfato. Observar um belo jardim sempre nos desperta bons sentimentos, e o perfume das flores nos atinge a alma. Toda essa formosura nos conforta. Os seres destas flores também são companheiros próximos dos seres humanos e alguns deles dependem diretamente da ação dos humanos para sobreviver. Suas irradiações produzem cercas magnéticas em volta das residências e outros locais, purificando constantemente a atmosfera e impedindo a aproximação de energias estranhas.

São grandes aliados dos seres humanos e, possivelmente, são os vegetais que convivem mais próximo deles, pois até mesmo no alto dos edifícios pode-se cultivar flores. Em alguns casos funcionam como verdadeiros “salva-vidas”. Conseguem transmutar rapidamente pesadas cargas energéticas e sinalizam os caminhos internos pelo sentido da beleza e da amizade.

Uma grande parte delas são elementais coletivos, sempre vêm em grupos e espalham-se. A noção da coletividade é de grande importância para todos nós, e nestes pequenos seres que povoam nossos jardins, podemos encontrar bem expresso este conceito. Também a nobreza, a elegância e a pureza estão belissimamente expressas em nossos jardins, e vêm trabalhando na harmonização dos seres humanos, pela beleza, pelos perfumes e pela graça.

Urucum

Frutíferas

Flores da classificação:

Café, Cupuaçú, Gergelim e Urucum.

Uma infinidade de seres no reino vegetal assumiram o encargo de doar-se fisicamente aos seres humanos e aos animais, como fonte de alimento. Em nosso sistema, temos alguns representantes desse grupo (Café, Urucum, Cupuaçu, Gergelim). São plantas mais diretamente ligadas aos seres humanos e sua própria ação de cultivá-las. Portanto, diferem das plantas que nascem espontaneamente.

As frutíferas são mais “domesticáveis” e sua substância entra diretamente em contato com a substância humana , tendo influência direta no psiquismo e na conformação física dos seres humanos. O reino vegetal transmuta as forças do reino mineral para que estas possam ser absorvidas pelos reinos animal e humano. Esta característica faz com que estes seres tenham um acesso mais livre aos padrões humanos do instinto de preservação, da continuidade da espécie e até da sua ancestralidade.

Os seres que habitam os corpos vegetais dos alimentos são mais vigiados pelos devas da natureza, para que os frutos contaminados com energias inferiores, não cheguem a amadurecer. Os frutos da terra são a segurança da humanidade. O ser humano que distanciou-se do convívio com a natureza e seus ciclos, ilhou-se soberbamente, criando meios artificiais de se manter num conforto artificial, cujo produto é a degeneração. Mas os frutos colhidos diretamente da natureza contêm a manutenção da própria vida.

As flores desta categoria de plantas são gentis e amáveis. São portadoras de uma essência vital capaz de transmutar sua seiva em vários tipos de frutos para sustento das espécies, o que não ocorre com outras flores, que apenas produzem sementes, muitas das quais não servem ao consumo humano.

As flores que geram os alimentos atuam diferentemente, de acordo com a natureza de seus frutos. Assim, a flor do Urucum, de delicadas pétalas rosa, nos leva a um contato com o coração materno que se dedica a sustentar o próprio sangue de seus filhos e se transforma em firme proteção. A flor do Cupuaçu, com sua casca rígida e sua mandala profunda, gera um fruto grande e ácido, cujas sementes se assemelham a cérebros.

Tudo isso está manifestado na flor, que transformada em essência floral, nos transmitem suas mensagens. A flor do Café, humilde, pequenina, grupal e alva, que contém um tônico vitalizante capaz de despertar as mentes, é outra que mencionamos neste grupo. Esta planta, mais do que as outras citadas anteriormente, tem acompanhado de perto o dia a dia das pessoas, em todo o mundo.

Seguindo nossas observações a respeito das flores frutíferas, vemos que elas não são o ápice de um ciclo, mas o anúncio que promete a chegada do suprimento, a chegada de algo que nos dará segurança para continuar enfrentando a vida. Indica que alguma coisa que está faltando chegará para nos alegrar. Mais do que tudo, é uma esperança, uma expectativa que ainda vai se realizar. É mais um passo no caminho, não é a conclusão, mas indica a continuidade.

As frutíferas se aproximam das flores do jardim e das medicinais pelo aspecto do cultivo, e neste sentido também apresentam muita elaboração do cultivo da saúde, da perseverança e do esforço. Elas apresentam, porém, uma particularidade no que se refere à sua função de nutrir. Estes elementais que estão caracterizados pela força nutriz têm como principal peculiaridade de sua linha de terapia a sustentação de um processo de busca, a alimentação e a manutenção da energia que favorece a continuidade, a realização e a maturação.

Na Mata Virgem, no setor das grandes árvores, vamos encontrar uma frutífera que é a Castanheira. Comparando-a às frutíferas cultivadas, veremos que sua potência nutriz se refere a uma fecundidade ancestral. Ela vai buscar uma força original, uma fonte inesgotável de energia. O cultivo que se prende a ela é um cultivo da essência vital e não de uma forma de vida. Por outro lado ela também se irmana às frutíferas cultivadas, pois igualmente tratará as debilidades, carências, impotências, etc. Cabe ao terapeuta, seja através de sua própria investigação ou sensibilidade, seja pelo pêndulo ou outro sistema, avaliar a profundidade que requer o tratamento para fazer a justa opção.