CHAKRAS

No estudo dos Florais da Amazônia, identificamos os centros de energia, os chakras ou pontos de força, através dos quais as essências abordam o ser humano. Focalizamos os sete chakras principais, canais do alinhamento vertical do ser humano, conexão da raiz terrena à identidade cósmica. Cada   chakra está ligado a um nível e a determinados campos da vida do ser humano, seu equilíbrio, desempenho e saúde. Seu bloqueio impede o fluxo da vida. A consciência desta realidade possibilita exercitar o alinhamento e favorece o desenvolvimento pleno.

Este estudo pode ser adaptado ao uso com os animais, observando uma leitura específica a eles relacionada.

1º Chakra - Raiz

Flores da classificação:

Pequiarana da Várzea, Maracujá Vermelho, Campainha, Lacre, Xangozinho da Mata e Pimenta D’Água.

Ponto de aterramento; conexão do ser humano com o aspecto objetivo da vida na terra. Responsável por todos os aspectos físicos do ser humano, sensações, quantidade de energia, a vontade de viver na realidade material, o que resulta em vitalidade, presença no aqui e agora e sustentabilidade. Regula os movimentos autônomos do corpo e os instintos.

Palavras-chave: nascimento, encarnação, ancoramento, realização, objetividade, instintos.

2º Chakra - Conexão Ancestral

Flores da classificação:

Castanheira, Brinco de Princesa da Mata, Flor Boa, Mimo, Hipolila, Barba de Bode, Chapéu de Couro, Cactus Palma, Flor de Janeiro, e Oxum Amarela.

Ponto de conexão com o fluxo da vida, que vem do passado, perpassa o presente e conduz ao futuro. Está ligado com o inconsciente pessoal e coletivo, sendo este muito significativo, já que sua influência afeta o comportamento humano de forma genérica. Todas as experiências da vida ficam registradas no inconsciente. Registros de experiências passadas, individuais e coletivas, ficam adormecidos neste chakra, formando uma barreira a ser vencida no processo do despertar da kundalini.

Palavras-chave: ancestralidade, herança, memória, gestação, água, profundidade, sexualidade.

3º Chakra - Poder Pessoal

Flores da classificação:

Mulateiro, Cipó Imbé, Trepadeira Amarela, Flor de Nanã, Helicônia, Algodão Roxo, Antúrio Bravo e Colônia,

Centro de poder; ponto de equilíbrio, assentamento e ajuste   do poder pessoal. Expande a saúde física e a vitalidade, trazendo auto aceitação, sabedoria espiritual e consciência da universalidade da vida. Proporciona a compreensão mental das emoções e estabelece e define a realidade, seu lugar no mundo e no universo.

Palavras-chave: poder pessoal, equilíbrio do ego.

4º Chakra - Amor

Flores da classificação:

Marupá Branco, Pétala de Mamãe Velha, Cocar da Jurema, Pingo do Céu, Sininho, Rutinha, Ashra, Cogo Rei, Inayinthi-Ion, Malvina, Boldo Amazônico, Japana Roxa, Amor Agarradinho, Cambraia, Espada de São Jorge, Shaimanaium Hainah, Trouxa de Velho e Urucum.

Ponto de irradiação e processamento do sentimento original e puro, da energia amorosa. Ligado ao coração; por meio dele flui o sentimento de amor. Quanto mais aberto, maior o amor que temos pela vida, pelos semelhantes, por tudo que nos cerca. É a ponte para os níveis superiores de consciência e é considerado a morada do EU, do amor incondicional e da pureza.

Palavras-chave: amor, compaixão, receptividade, acolhimento.

5º Chakra - Comunicação

Flores da classificação:

Benguê, Balum, Clysthium, Flor de Pau Amarela, Garrafinha, Hipolila, Coeirama, Tabaco, ,Açucena, Shaimanaium Hainah e Gergelim.

Ponto de comunicação, de escuta e expressão do universo interior; e receptor da expressão do universo exterior. Relacionado ao dar e receber, aceitar e assimilar a realidade. Desenvolve a responsabilidade pelas necessidades pessoais e pela criação do próprio mundo, propósitos e objetivos de vida. Desenvolve a confiança em si mesmo e no mundo que o cerca.

Palavras-chave: comunicação, escuta, expressão, manifestação, palavras.

6º Chakra - Visão

Flores da classificação:

Andiroba, Vaso Perfumoso, Jagube, Bromélia, Concha Lilás, João Brandim, Lilás da Mata, Rainha, Xangô da Mata, Pantelini, Jurubeba, Trombeta, Café e Cupuaçú,

Ponto de expansão da visão, do entendimento, do discernimento e da projeção do aspecto superior da mente. Traz a capacidade de perceber e compreender os conceito da sua própria realidade, o que vai definir a forma como a pessoa vê o mundo. Está relacionado a ideias criativas, inteligência. Abre o contato para a consciência superior.

Palavras-chave: visão, conhecimento, entendimento, discernimento, clareza.

7º Chakra - Conexão cosmica

Flores da classificação:

Andiroba, Pau D’arco Roxo, Cipó Imperial, Inayinthi-Ion e Maracujá Silvestre.

Ponto de ligação com o plano elevado, as emanações cósmicas; e manifestação dos ideais elevados. Conecta com a espiritualidade, o mundo cósmico. Promove a integração de todos os níveis, físico, mental, emocional e espiritual, a transcendência e o sentimento de unidade com o todo. Local de recepção e irradiação da luz divina. Por estas conexões se encontra sentido e propósito para a existência.

Palavras-chave: conexão cósmica, contato com o eu superior, iluminação.